Menu

[Resenha] Cordeluna - Élia Barceló


 Título original: Cordeluna
 Autor(a): Élia Barceló
 Editora: Biruta
 ISBN: 9788578480813
 Ano: 2011
 Páginas: 310
"... era uma figura pequena e frágil; usava um vestido de   seda verde pálido sob um grande manto debruado com arminho, e os cabelos castanhos estavam presos em uma comprida trança salpicada de pérolas, que lhe chegava até a cintura. O sol fazia faiscar o diadema dourado em sua testa, e era como se a estrela do entardecer tivesse pousado junto ao rio, competindo com seu brilho." Pág. 81



Cordeluna é um daqueles livros que trazem uma grande história de amor que precisa enfrentar várias barreiras e pessoas más para que o casal de pombinhos encontre a felicidade. Apesar da premissa sugerir um livro melodramático ele não é. Tem bastante aventura no meio do romance. Vamos conhecer um pouco mais sobre a trágica história de amor de Sancho e Guiomar.

Há mil anos um casal foi tragicamente separado pelo ciúme doentio de uma dama da corte. Sancho e Guiomar foram vítimas de Dona Brianda que em um ataque de fúria por Sancho ter escolhido sua enteada Guiomar ao invés dela amaldiçoou o pobre casal para que nunca pudessem se reencontrar.


 “–Falarei com o padre Juan, de San Isidro. É meu primo. Ele nos casará.
– Jamais permitirão que te cases comigo, Guiomar.
–Então irei embora contigo.
– Ao desterro? Viver entre homens? Não, Guiomar, perderias tua honra e tua herança; perderias tudo.
–Teria a ti.” Pág. 94


Mas os dois ainda tem uma chance. Passados os mil anos Sancho e Guiomar se reencontram, mas desta vez eles são Sérgio e Glória, dois jovens que se conhecem  em um mosteiro onde estão hospedados para o ensaio de uma peça de teatro.

Sérgio e Glória logo estabelecem uma ligação que corre sérios riscos já que Bárbara, uma das professoras está interessada em Sérgio.  A história começa a se repetir e o casal precisa fazer tudo certo para que desta vez possam ficar juntos.

A primeira coisa que chama a atenção no livro é o trabalho gráfico impecável. Com uma diagramação linda, Cordeluna é destaque na estante. A história só me prendeu realmente depois que me acostumei com o amor de Sancho e Guiomar/Sérgio e Glória. Achei que o começo do romance foi instantâneo demais. Eles mal se olharam e já morreram de amores um pelo outro. No caso de Sérgio e Glória isso até é compreensível já que os dois tem uma ligação antiga, mas acho que o amor de Sancho e Guiomar no começo poderia ser melhor trabalhado. Esse foi, para mim, o maior empecilho para entrar na história do livro. Eu ficava o tempo todo pensando no "amor miojo" e não me ligava na história. Depois que consegui superar isso a narrativa correu super bem e gostei bastante do desfecho.

O nome do livro é o mesmo nome da espada de Sancho que tem uma grande importância na trama. Não vou falar sobre ela porque é difícil não soltar um spoiler. Enfim, é um livro juvenil e gostoso de ler, um pouco  lento no começo mas o desfecho compensa. Para quem gosta de histórias de amor mais suaves com certeza vai apreciar este livro.





2 comentários:

  1. Bom, posso de dizer que gostei da resenha pois ela revelou bastante do livro, não gosto de gente que fala que gostou e não fala o porquê, ou quando não gosta também não se explica. 

    Mas sinceramente, um dos plots mais superficiais é amor a primeira à vista, dos dois lados ainda chega a parecer amador. Já li livros assim e vi filmes aos monts pra estar sobrecarregada. Outra coisa q não bateu: nomes. Eu vi que se trata de espanhol mas o título não bate com o gosto da maioria, poderiam mudar, como muitos já fazem, pra ficar mais comercial.

    Mas gostei do design da capa e a escrita parece bem feita, enfim, não custa dar um chance um dia.

    Bjs! 

    ResponderExcluir
  2. Obrigada \o

    Sobre o romance eu acho que faltou um desenvolvimento no relacionamento dos dois. Eles podiam se apaixonar perdidamente com um olhar mas querer casar e fugir depois de algumas horas eu achei exagerado rs 
    Mesmo assim é um livro gostoso e o final é bem legal. Se um dia você ler me conte o que achou do "amor miojo" rs

    ResponderExcluir

Olá! Obrigada pela visita.
Fique a vontade para opinar mas sem comentários ofensivos ok?
Retribuirei a visita assim que possível!

 
Layout feito por Adália Sá | Modificado por Tatiellen Tarzo