Menu

[Resenha] Como Viver Eternamente - Sally Nicholls


Título original:Ways to Live Forever
Autor(a): Sally Nicholls
Tradutor(a): Lídia Luther
Editora: Geração Editorial
Páginas: 230
Ano: 2008

Depois do estrondoso sucesso de A Culpa é das Estrelas, o "novo" subgênero sick-lit se popularizou e pipocaram dezenas de livros que trazem como personagens principais pacientes terminais e muito drama. Como Viver Eternamente apesar de entrar nesse gênero, felizmente não é um livro que te faz chorar (ok, confesso que em algumas partes eu tive vontade de chorar, mas segurei a onda) e sim sorrir.
---
Sinopse: Sam ama fatos. Ele é curioso sobre óvnis, filmes de terror, fantasmas, ciências e como é beijar uma garota. Como ele tem leucemia, ele quer saber fatos sobre a morte. Sam precisa de respostas das perguntas que ninguém quer responder.
---
"Ele estava sentado em um balanço, com as pernas no ar. Inclinou - se para trás , o quanto pôde. -Podemos fazer tudo! - gritou ele. - Tudo!                                                          Comecei a me balançar, o mais alto que pude. Estava cansado, mas há muito tempo não me sentia tão feliz...  -Vamos para a Lua! - gritei.  É loucura, eu sei. Mas quem sabe? Talvez pudéssemos. (pág. 107)

Como Viver Eternamente é o primeiro livro de Sally Nicholls e fez um sucesso estrondoso na época em que foi lançado (ela tinha 23 anos quando escreveu, hoje tem 29). Aqui no Brasil ela ficou mais conhecida (pelo menos o que me lembro do pessoal comentar) com seu segundo livro, A Menina que Conversava com o Verão.

O livro é escrito em primeira pessoa e além de ser o livro da Sally, é também o livro do Sam. Sam tem 11 anos tem leucemia linfoblástica aguda e não tem esperanças de ser curado. Ele é um garoto curioso e gosta de saber sobre os fatos, mas ninguém quer conversar com ele sobre o fato que ele tem mais curiosidade: a morte.

Sam tem um melhor amigo, Felix, que ele conheceu quando passou um tempo no hospital. Os dois têm aulas com a Sra. Willis em casa porque não podem frequentar a escola.

Sam tem muitos sonhos, mas também tem consciência de que provavelmente não vai viver o bastante para realiza-los. É claro que isto não o impede de tentar.

É simplesmente impossível ler esse livro sem se apaixonar perdidamente pelo garoto curioso, inteligente e cheio de vida que é Sam. Achei simplesmente fantástico como a autora montou um personagem realista, que sabe de sua condição e limitação, mas mesmo assim ainda sonha como uma criança qualquer.

Como Viver Eternamente é divertido, gostoso de ler, emocionante e nos mostra que apesar de às vezes, algumas coisas que queremos parecer tão grandiosas e impossíveis, sempre tem um jeito de alcança - las, talvez não do jeito que você espera, mas isso não tira a magia do acontecimento. Eu sorri e aprendi muito com o Sam da primeira a última página. Recomendo que você sorria e aprenda também =)



3 comentários:

  1. Ain parece ser lindo! *-*
    Mas acho que depois de ler A Culpa é das estrelas eu preciso de um tempo de livros assim! meu coração não aguenta! rs


    Beijos
    http://tamigarotaindecisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Gostei da resenha, o livro parece ser ótimo, mas primeiro vou começar a ler A Culpa é das Estrelas. Eu ainda estou nas primeiras páginas =)

    Confira o Esmalte da Semana. Sair um pouquinho do básico que sempre trago, para brincar um pouquinho e fazer uma arte porém, nada elaborada demais =D

    Beijinhos de luz =***

    Cllara Maranhão ʚɞ
    http://cllaramaranhao.blogspot.com.br

    Cllara Maranhão ʚɞ

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! ;) da uma olhada no meu blog se gostar segue www.balanconerd.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá! Obrigada pela visita.
Fique a vontade para opinar mas sem comentários ofensivos ok?
Retribuirei a visita assim que possível!

 
Layout feito por Adália Sá | Modificado por Tatiellen Tarzo