Menu

[Resenha] Refúgio - Harlan Coben

Título original: Refúgio
Autor: Harlan Coben
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580410723
Ano: 2012
Páginas: 224
Série: Mickey Bolitar


1- Refúgio
2- Seconds Away (lançamento dia 18 de setembro nos Estados Unidos)






“ – Mickey?
Não fazia ideia de como ela sabia meu nome.
– Seu pai não morreu – falou.
Suas palavras provocaram uma onda de choque que me fez recuar um passo.
– Ele está muito vivo.
Mas, parado ali, observando – a desaparecer em sua caverna decrépita, eu sabia
que o que ela tinha dito não era verdade.
Porque eu tinha visto meu pai morrer.”  Pág 08


Harlan Coben é um dos meus autores favoritos. Seus livros são inteligentes e surpreendentes e a série do detetive Myron Bolitar traz, além disso, um humor sarcástico que adoro. Nesta nova série o autor traz Mickey que é sobrinho do Myron e herdou o talento investigativo do tio.
-----
Mickey Bolitar é obrigado a ir morar com seu tio, o detetive Myron Bolitar depois que seu pai morreu em um acidente de carro e sua mãe, fragilizada pela perda, acabou se envolvendo com drogas e precisou ser internada.

Mickey não gosta muito do seu tio e não se sente bem morando com ele. Apesar da situação desconfortável e ainda sofrendo pela morte do pai ele acaba se acomodando na nova escola e conhece Ashley, uma garota bonita que acaba virando sua namorada.

Quando Mickey acha que finalmente sua vida vai voltar um pouco ao normal Ashley desaparece sem deixar pistas e uma estranha mulher a quem as crianças da vizinhança chamam de Dona Morcega diz para Mickey que seu pai está vivo.

Em sua busca pela verdade e por sua namorada Mickey conta com Emma, uma garota que sofre bullying na escola por ser obesa e Colherada, um garoto que não fala coisa com coisa mas se mostra um bom amigo.
-----
Eu não contei muito sobre a história porque afinal, o melhor dos romances policiais são as surpresas que cada capítulo oferece. Refúgio me surpreendeu muito por isso, no começo eu achei que por ser um personagem mais jovem ele perderia um pouco da graça que a série do Myron tem, mas eu estava enganada. Mickey também tem um humor irônico e como o tio um bom coração.  A narrativa é cheia de surpresas e eu terminei o livro ansiosa para ter o próximo em mãos.

Dos outros personagens a que eu mais gostei foi a Emma. Adorei a construção da personagem, seu modo desconfiado por sofrer bullying da maioria dos colegas e seu jeito punk vestindo roupas pretas e cheia de tatuagens, tudo para esconder a garota delicada e afável que ela é. Alguns mistérios relacionados a ela ficaram para o próximo livro e isso é o que diferencia a série do Myron e a do Mickey. Na primeira você consegue ler os livros separados porque cada um tem um caso que é totalmente concluído e na série do Mickey apesar de ter um bom final ainda ficou muitas coisas para o próximo.

Para quem é fã de livros cheios de mistérios e com uma "pegada" divertida esta série é uma ótima pedida. Leiam!


8 comentários:

  1. Rafaella Ehlkeagosto 03, 2012

    Desde que anunciaram o lançamento de Refúgio eu fiquei com vontade de ler. E agora a sua resenha me deixou mais ansiosa. 
    Adoro quando os autores conseguem construir bem os personagens, seja dando dicas do passado ou seus problemas. Pelo que você comentou, tenho certeza que a minha favorita também será a Emma - eu era gordinha quando era pequena rs - 
    Beijos,
    http://laviestallieurs.blogspot.com.br/ 

    ResponderExcluir
  2. Sammysam Rosaagosto 03, 2012

    Harlan Coben é um autor que tenho muita curiosidade em conhecer, sua obras parecem despertar o leitor e envolver com seus misterios e suspense! Refugio com certeza é uma leitura de tirar o folego e sua resenha me deixou com muitas expectativas!

    Bjs

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  3. Neyla Suzartagosto 03, 2012

    Oi Tati!
    Estou bem curiosa para ler Refúgio. Desde o post de lançamento que fiz no blog que a curiosidade está a mil! Os livros do Harlan são sensacionais e, para mim, que sou apaixonada por histórias com suspense, são a pedida certa :)
    Beijos e parabéns pela resenha!
    http://coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/ 

    ResponderExcluir
  4. Curiosa para ler algum livro do Harlan, só li comentários bons sobre a sua obra.
    Refúgio tá na lista.
    Bjoo.

    Nome de seguidora: Gladys Freitas.

    ResponderExcluir
  5. Oie tati =)

    menina só leio coisas boas a respeito dos livros desse escritor e ainda não li nenhum!
    Vou ter que mudar isso logo ainda mais que tua resenha  e você fala mistério ( algo que estou começando a gostar de ler ) e pegada divertida que gosto muito, tenho que ler e logo!
    beliscões carinhosos

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito deste autor e quero ler este livro em breve.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  7. Nunca li nada do Harlan Coben, mas tenho visto que ele está entre os autores preferidos de muita gente. O cara deve escrever mto. E livros de mistério/suspense me atraem bastante, adoro. Então, penso que realmente tenho que ler algo dele, se não for agorinha, que seja em um futuro próximo.

    bjão
    escrevendoloucamente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Não li nada do autor, mas já ouvi falar muito.

    O gênero policial não é muito do meu interesse, mas fiquei curiosa para saber das aventuras do Mickey.

    ResponderExcluir

Olá! Obrigada pela visita.
Fique a vontade para opinar mas sem comentários ofensivos ok?
Retribuirei a visita assim que possível!

 
Layout feito por Adália Sá | Modificado por Tatiellen Tarzo