Menu

[Little Things] Fotos e histórias


Hey, guys!
Vocês gostam de fotos? Eu sou apaixonada por esses pequenos momentos congelados para sempre. Adoro pegar um daqueles álbuns antigos que todos tem em casa e ficar relembrando a infância ou pedindo meu avós para contar a história de alguma foto.
Semana passada eu encontrei uma página no facebook que se chama Imagens Históricas. Fiquei horas vendo as centenas de fotos que tem na página. Separei as que eu mais gostei para mostrar aqui. Espero que gostem :)


 O Militar e a Namorada

Em maio de 1944, um mês antes do desembarque na Normandia (famoso Dia D), os militares ingleses tiveram um descanso de suas atividades para se reunirem com suas famílias.

Grande parte dos soldados passou o dia no Hyde Park, em Londres. Para alguns deles, essas horas de lazer foram as últimas em companhia de seus familiares.

Foto: Ralph Morse

Até agora, essa é a minha foto preferida da página. Uma foto simples, um abraço, preto e branco e cheio de significado. Eu não encontrei mais informações sobre o casal, não descobri se esse foi o abraço de despedida ou se ele voltou para casa, então, minha imaginação preencheu as lacunas da história e imaginei vários finais, felizes e infelizes, para o casal. 


Um médico examina rapidamente as pessoas prestes a embarcar no RMS Titanic, enquanto o Capitão Edward Smith os observa (à direita) – 1912.


Foto: Francis Browne

Eu preciso confessar que sou meio obcecada pelo Titanic. Assisti ao filme, muito romantizado, milhares de  vezes e sempre procuro reportagens e livros sobre o naufrágio. Achei essa foto bem interessante. Pessoas sendo examinadas para morrerem logo depois...



Os últimos a saírem do Titanic

A foto foi tirada por um passageiro do Carpathia, navio que recebeu o sinal de socorro do Titanic e se locomoveu para resgatar os sobreviventes.
Ela mostra o último bote lançado com sucesso pelo Titanic.

Fonte: archives.gov

Mais uma do Titanic. Eu disse que sou obcecada, oras. Esses foram os últimos sobreviventes do Titanic. Apenas um bote, igual a este, voltou para tentar resgatar algum dos 1500 que ficaram no mar. 20 botes lançados, um que retornou e apenas 6 dos 1500 sobreviveram.


John Lennon dando autógrafo a Mark David Chapman, seu assassino.

No dia 8 de Dezembro de 1980, depois de uma gravação no estúdio, John Lennon e sua esposa dirigiram-se para casa, no edifício Dakota, em Nova Iorque. Mark David Chapman, um fã perturbado, que lá estava, causou-lhe ferimentos fatais.
Segundo o assassino, que era cristão, um dos motivos que gerou a conduta a John Lennon originou-se das várias afirmações do músico sobre Deus.

Foto: Paul Goresh

Essa é uma daquelas imagens que fazem a gente querer voltar no tempo, entrar na fila de fãs e avisar a Lennon que ele está dando autógrafo para seu futuro assassino. 


“Wait For Me, Daddy”, de Claude P. Dettloff, 1 de outubro de 1940, mostra alguns soldados marchando a caminho de um trem, em British Columbia, enquanto um garoto corre na direção do pai, "Espere por mim, papai".

Mais uma foto cheia de significado e que faz muita gente se emocionar com o garotinho estendendo a mão para o pai. Felizmente, descobri que essa foto teve um final feliz. Uma pessoa comentou na postagem dessa foto no facebook que o soldado, Jack Bernard, voltou para a casa no final da II Guerra Mundial e reencontrou seu filho, Warren Bernard que na época  tinha 5 anos. Abaixo, uma foto mais recente de Warren, mostrando Wait For Me, Daddy para crianças de uma escola.


Esta foto de Warren Bernard, eu encontrei no site Seven Square Miles, onde tem algumas informações sobre o simpático senhor que ficou muito conhecido depois da foto. Na matéria, ele fala que a foto nunca foi sobre ele.

“The picture tells the story of a man leaving his wife and family to go off to war for five years and fight for his country. My dad saw action when he was over there,” he says.

“Those guys are the ones that should be remembered when people look at the picture.”

"A foto conta a história de um homem deixando sua esposa e família a ir para a guerra por cinco anos e lutar por seu país. Meu pai viu a ação quando ele estava lá "

"Esses caras são os únicos que devem ser lembrados quando as pessoas olham para esta imagem."*

*Tradução livre.

Vocês também gostam de saber ou imaginar a história por trás de fotos antigas?


FORMULÁRIO TOP COMENTARISTA  - REGRAS AQUI

9 comentários:

  1. Gente, estas fotos são muito impressionantes! Eu compartilho do gosto pela fotografia e pelas histórias que tem por trás de cada uma.
    Aliás, vejo a fotografia como uma pequena pausa no tempo, mostrando o mundo como o fotógrafo o vê. É fantástico.
    obs: Também sou apaixonada pelo Titanic. Vi o filme milhares de vezes e nunca enjoei.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Também adoro fotografia.. principalmente aquelas que fazem a gente dar risada .. me acaba vendo fotos minha pequena..

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da foto Wait For Me, Daddy; muito linda e triste

    ResponderExcluir
  4. Oie Tati =)
    amo fotografias e gostei das que colocou aqui que post bacana!
    beliscões carinhosos.

    ResponderExcluir
  5. Nossa que achado essa página do facebook *-*!

    Adoro fotografias também,acho um legado tão lindo,e as fotos em preto e branco retratando sobre sofrimento e guerra me tocam profundamente!

    http://llivroseletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Nossa, consegui viajar muito vendo essas imagens.
    Amo fotografia, e as fotos que tu escolheu foram perfeitas, retrataram momentos importantes.
    Senti muita vontade de conhecer mais sobre o Titanic, até agora só vi aquele filme super romântico, agora quero algo mais concreto, sério e verdadeiro.

    ResponderExcluir
  7. Nossa que imagens lindas, mas a melhor ( ou não ) é a do John Lennon, essa realmente é marcante

    ResponderExcluir
  8. Eu adorei o post, eu tenho fascínio por foto. fiquei encantada com a primeira, até salvei ela para colocar como plano do fundo do meu notebook? você se importa?
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi, Fernanda.
    Sem problemas, essa foto está no google. Acredito que só não pode ser usada para fins comercias =)
    Bjs

    ResponderExcluir

Olá! Obrigada pela visita.
Fique a vontade para opinar mas sem comentários ofensivos ok?
Retribuirei a visita assim que possível!

 
Layout feito por Adália Sá | Modificado por Tatiellen Tarzo