Menu

[Resenha] 60 Contos Diminutos - Marilia Pirillo



Título: 60 Contos Diminutos
Autor(a): Marilia Pirillo
Editora: Gaivota
ISBN: 9788564815244
Ano: 2013
Páginas: 64
Jogo do Contrário

Queria ser loira. Ter cabelo liso. Olhos verdes.
Uma boca rosada com destes brancos em vez desse sorriso torto.
Queria ter uns vinte centímetros a mais. Queria usar salto.
Minha mãe não deixa.
Queria ter unhas longas, mas acabei de quebrar mais uma.
Queria que o André me olhasse e o Diego não!
Queria que o mundo não estivesse inteiro contra mim.

Conto 15 - pág 18.

Vocês  provavelmente já perceberam que eu gosto muito de contos porque já resenhei vários livros do gênero no blog, mas o que vocês não sabem é que eu gosto ainda mais quando o livro reúne contos e o cotidiano adolescente.

Eu comentei no twitter (segue lá!) que adoro livros com dramas adolescentes porque essa época da minha vida não teve tanta turbulência. É claro que passei por inseguranças e incertezas típicas desta fase, mas ainda assim foi bem tranquilo.

Nesses 60 contos eu encontrei os mais variados tipos de problemas e personalidades.  A autora passeia por assuntos como o primeiro amor, a primeira vez, a descoberta do corpo, a mudança desse mesmo corpo, diferenças sociais, problemas familiares e muitos outros assuntos são abordados nesse livro tão pequeno, mas cheio de história para contar.

Em 60 Contos Diminutos, Marilia Pirillo entrega ao leitor pequenos trechos de histórias e diálogos. Enquanto eu lia, senti como se a autora me entregasse uma ideia para desenvolver. Eu sempre carrego este tipo de livro na bolsa e a cada minuto de folga eu corro para ler um conto. Este eu li no ônibus entre idas e vindas do trabalho e quase perdi o ponto de parada por divagar demais, e no meio tempo em que eu estava lendo, senti minha mente cheia de curiosidade para saber mais sobre a história de cada um e automaticamente comecei a preencher as lacunas.

A parte gráfica do livro está impecável. Ele tem o formato de um moleskine e é todo ilustrado, também pela autora, como se fosse um diário.

Além de ser um livro leve e gostoso de ler, é ótimo para estimular a criatividade do leitor. Acredito que a partir desses diminutos contos, você pode criar e moldar tantas outras histórias.


5 comentários:

  1. Não tive essas "crises" e nem sei se passei pela adolescência, acho que permaneço numa eterna infância feliz =D

    O formato - e a capa - me chamaram a atenção, não conhecia o livro, mas também não sei se tenha a ver comigo... não sou muito fã do estilo.

    Talvez você curta o livro "Para todos os amores errados", de Clarissa Corrêa, confesso que não curti, mas pode ser no estilo que você goste. (te resenha no bloguito, caso te ineteresse =) )

    =*

    ResponderExcluir
  2. Particularmente não sou muito fã de contos, mas esse livro parece bem leve e um bom passatempo, ;)

    O layout ficou fofinho, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Show!!
    Vi este livro esses dias, e agora lendo a resenha me pergunto: "Pq raios eu não comprei?"
    Também adoro contos e crônicas. Tenho certez que vou gostar deste.

    Bjaks

    ResponderExcluir
  4. Bem nao sou fan de conto os leio mas é muiito raro. Achei o livro bonitinho jurava que ele era um diario ou coisa do tipo (;o)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele parece mesmo um diário ^^
      São contos tão fofos e pequenos que você vai acabar procurando mais no final, mesmo se não tem costume de ler livros do estilo :D

      Excluir

Olá! Obrigada pela visita.
Fique a vontade para opinar mas sem comentários ofensivos ok?
Retribuirei a visita assim que possível!

 
Layout feito por Adália Sá | Modificado por Tatiellen Tarzo