Menu

[Resenha] A Costureira - Kate Alcott


Título original: The Dressmaker
Autora: Kate Alcott
Tradutor(a): Ana Carolina Mesquita
Editora: Geração Editorial
ISBN: 9788581301310
Ano: 2013
Páginas: 376

Eu já comentei por aqui em um post sobre fotos antigas que eu sou fascinada pela história do Titanic. Já Titanic - O Filme dezenas de vezes e sempre pesquiso uma coisa ou outra sobre o navio na internet. Quando o livro chegou por aqui eu já fiquei animada. Diferente de alguns romances com a tragédia como pano de fundo, A Costureira tem sua história centrada no recolhimento dos depoimentos e a investigação que se deu em Nova York e Londres após a tragédia.

---
Sinopse: Uma jovem ambiciosa e uma estilista célebre sobrevivem ao maior naufrágio da História, mas são arrastadas pelo turbilhão de escândalos que se segue à tragédia. Tess Collins, uma jovem inglesa que sonha ser mais que uma empregada e ver reconhecido o seu talento para a alta costura, consegue emprego com a famosa estilista lady Duff Gordon a bordo do Titanic, que ruma para os Estados Unidos. Porém, a viagem que se iniciou de forma tão auspiciosa acaba se tornando a maior tragédia marítima de todos os tempos. Tess e lady Duff sobrevivem, a primeira para viver as aflições do amor e as chances de ascensão social, a segunda para se ver envolvida nos escândalos do inquérito sobre o terrível desastre naval. Com um pano de fundo histórico, mas sob um ângulo inédito, este soberbo romance acompanha a trajetória dessas duas mulheres apaixonadas pela linha e agulha, tão parecidas e tão diferentes, deleitando-nos com um retrato emocionante de uma época conturbada e de uma sociedade dividida. Tess simboliza a modernidade livre de preconceitos de classe e rica em oportunidades, enquanto lady Duff representa a decadente Belle Époque, um mundo de glamour e privilégio com os dias contados, assaltado pelas contestações sociais, indústria de massa incipiente e pressões da mídia.
---
"Tess fitou o rostinho, os cabelos sedosos. Menino ou menina? Não dava para saber. Olhou então para a mãe e, notando que ela também não se movia, um estranho sentimento de alívio a invadiu. A mulher também estava morta e, assim, seria poupada da dor de perder sua criança. Tess enrolou o bebê em seu casaco, colocou -o de volta nos braços da mãe e tentou chorar. Mas as lágrimas não vieram." Pág. 65

A primeira personagem que preciso mencionar é a jornalista Pinky Wade, que não aparece na sinopse do livro, mas que tem um papel interessante na trama. Pinky é uma mulher forte, uma feminista em uma época em que a mulher ainda não tinha conquistado seu espaço, recebia um salário bem inferior ao de um homem e tinha que usar saias longas. É ela a jornalista responsável por colocar Lady Duff Gordon na berlinda e também por dar a Tess um vislumbre da modernidade enquanto Duff Gordon arrastava a garota para o glamour decadente.


Tess é uma personagem decidida e forte, ela vive um conflito interior enquanto continua a trabalhar para Lady Duff Gordon e se recusa a admitir que sua patroa esteve envolvida em um grande escândalo em um dos botes do Titanic. Na verdade, apesar de não admitir, Tess sabe que alguma coisa está terrivelmente errada e ela precisa decidir entre a verdade que a deixará na rua mas com dignidade ou a mentira que proporcionará a vida como uma estilista que ela sempre sonhou. 

O destaque do livro foi todo para a batalha interna e externa de Tess com Lady Duff Gordon, deixando o romance da mocinha com um tripulante do Titanic um pouco de lado. Alguns detalhes sobre a tragédia e o que aconteceu nos poucos botes que retornaram com sobreviventes também foram contados, mas sem muito destaque. Além do tripulante do navio, um triangulo amoroso foi formado com outro personagem, mas foi tão pouco explorado que não deu nenhuma emoção para a história.

Eu esperava que o romance fosse melhor desenvolvido, mas por outro lado fiquei satisfeita da autora dar destaque para as escolhas de Tess, tornando a narrativa menos óbvia. O livro não teve nenhum ponto alto daqueles que te deixam louca para ler a próxima página, mas é um romance gostoso de ler. Acredito que quem já gosta de histórias romantizadas sobre o Titanic vai gostar também de A Costureira.


6 comentários:

  1. Eu também sou fascinada em demasia pelo Titanic. E foi isso que me chamou atenção nesse livro. Eu não gosto de romances, mas comprarei esse livro só por causa do navio.

    ResponderExcluir
  2. Oie!

    Acho o tema deste livro bem interessante, gosteii.

    Beijos*

    ResponderExcluir
  3. Sempre tive curiosidade desse livro, ainda não tenho na minha estante.Sua resenha ficou ótima!
    Olha em breve estarei lançando meu E-Book pela editora Novo Conceito, o nome do livro é "Feitiço" espero que possa ler e goste.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu só acho muito romantico ele, porém sua história é boa :D
    http://ex-pressando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu também sou dessas que ama a história do Titanic. Sério, sempre estou vendo documentários e teorias sobre o que aconteceu. Foi exatamente isso que me fez querer ler esse livro, o plano de fundo. Deve ser um livro fantástico!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  6. Aiaiai. Será que vou gostar??
    Adorei sua resenha, mas minha lua hoje está pra outro tipo. Mas claro, a lua muda, e eu mudo de ideia. E acho que vou querer ler este livro, rsrs

    Tá linda!!

    Bjkas

    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Olá! Obrigada pela visita.
Fique a vontade para opinar mas sem comentários ofensivos ok?
Retribuirei a visita assim que possível!

 
Layout feito por Adália Sá | Modificado por Tatiellen Tarzo