Menu

[Resenha] Alma? - Gail Carriger


Título original: Soulless
Autor(a): Gail Carriger
Tradutor(a): Flávia Carneiro Anderson
Editora: Valentina
ISBN: 9788565859042
Ano: 2013
Páginas: 308
Série: O Protetorado da Sombrinha

1- Soulless (Alma?)
2- Changeless (Metamorfose?)
3- Blameless
4- Heartless
5- Timeless


De vez em quando bate aquela ressaca literária e parece que nenhuma personagem, nenhum livro por mais bem falado consegue te prender. Tudo parece ser mais do mesmo e você não consegue nem chegar ao final do primeiro capítulo sem ficar completamente entediado. É nesses momentos que você necessita de um livro phodástico na estante. E esse livro, meu bem, é Alma?, de Gail Carriger.

---
Sinopse: Alexia Tarabotti enfrenta uma série de atribulações sociais, quiproquós e saias justas (embora compridíssimas) em plena sociedade vitoriana. Em primeiro lugar, ela não tem alma. Em segundo, é solteirona e filha de italiano. Em terceiro, acaba sendo atacada sem a menor educação por um vampiro, o que foge a todas as regras de etiqueta.
E agora? Pelo visto, tudo vai de mal a pior, pois a srta. Tarabotti mata sem querer o vampiro ― ocasião em que a Rainha Vitória envia o assustador Lorde Maccon (temperamental, bagunceiro, lindo de morrer e lobisomem) para investigar o ocorrido.
Com vampiros inesperados aparecendo e os esperados desaparecendo, todos parecem achar que a srta. Tarabotti é a responsável. Será que ela conseguirá descobrir o que realmente está acontecendo na alta sociedade londrina? Será que seu dom de sem alma para anular poderes sobrenaturais acabará se revelando útil ou apenas constrangedor? No fim das contas, quem é o verdadeiro inimigo, e... será que vai ter torta de melado?
Uma das séries de Steampunk mais cultuada do mundo.
---
“– Está ferida?
– Quer dizer, afora o meu orgulho? – A Srta. Tarabotti suspeitou que Lorde Maccon a estava tocando um pouco mais que o necessário naquelas circunstâncias; porém, no íntimo, gostou da sensação. Afinal, com que frequência uma solteirona inveterada como ela era revistada por um conde como Lorde Maccon, da mais nobre estirpe? Era melhor aproveitar. Achou graça da própria ousadia e se perguntou quem estava tirando proveito de quem!” Pág. 95

A sociedade dos humanos e os seres sobrenaturais vivem em certa harmonia, mas as coisas começam a mudar quando Alexia Tarabotti mata sem querer um vampiro em uma das festas da alta sociedade e acaba se envolvendo em uma grande e misteriosa confusão.

Alexia é uma preternatural, nasceu sem um pingo de alma e quando algum ser sobrenatural a toca ela anula todos os poderes deste e o mostra como ele é realmente. Como é um assunto complicado, mesmo com todos sabendo sobre vampiros, lobisomens e etc, ela prefere evitar a fadiga e mantém sobre sigilo a sua condição.

Lorde Maccon, um lobisomem altamente charmoso e implicante começa a investigar oficialmente a morte do vampiro desconhecido e o desaparecimento de outros vampiros já conhecidos da sociedade. Como não poderia deixar de ser, Lorde Maccon começa sua investigação confrontando Alexia ao mesmo tempo em que tenta protege – La de outros seres poderosos da sociedade que começam a achar que a preternatural é responsável pelas mortes e desaparecimentos.

Alexia Tarabotti é uma das personagens mais legais e divertidas de todos os livros que eu já li. O único defeito dela está em deixar os outros pensarem que ela não é uma mulher a altura de um bom casamento na sociedade da época. Com certeza eu adoraria ser amiga da Alexia e passar altas horas ouvindo seus comentários inteligentes e cheios de humor.
Lorde Maccon é um personagem cativante e cabeça dura que combinado com a Srta. Tarabotti não poderia ser outra coisa além de sucesso.

O final do livro me surpreendeu porque eu não esperava que a autora fosse desenrolar as coisas tão rápido, visto que é uma série de vários livros. Estou bem curiosa para saber o que a mente de Gail Carriger aprontou em “Metamorfose?”, o segundo livro que sai ainda este ano pela Editora Valentina.

Super recomendo para quem é fã de steampunk, ou quer conhecer o gênero, e de uma leitura inteligente e bem humorada.


1 comentários:

  1. Eu já vi diversas resenhas sobre esse livro, e em todas os leitores gostaram. Eu estou super curiosa para ler e quem sabe na minha próxima compra de livros ele não vem? rs. Beijos,

    http://umaprimavera.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá! Obrigada pela visita.
Fique a vontade para opinar mas sem comentários ofensivos ok?
Retribuirei a visita assim que possível!

 
Layout feito por Adália Sá | Modificado por Tatiellen Tarzo