Autores: A.Z.Cordenonsi, Celly Borges, Duda Falcão, G. Araujo, João Manuel da S. Rogaciano, Kássia Neves monteiro, Lucas Lourenço, M.D. Amado, Pedro de Almada, Rafael Sales, Rochett Tavares, Valentina Silva Ferreira, Alexandre Heredia e Iam Godoy.
Editora: Estronho
ISBN: 9788564590205
Ano: 2011
Páginas: 208
“ Aproxime – se meu senhor, nada tema
cara senhora. Não precisa proteger seus filhos, pois a história que conto não é
de medo ou de susto. É uma tragédia que faria Ésquilo, Sófocles e Eurípedes
chorarem inconsoláveis em um abraço eterno, assoando as lágrimas nas togas uns
dos outros. Mas não pensem que não haverá dor. Não pensem que não haverá
sangue. E não pensem, nem por um minuto, que não haverá more.” Freak – Alexandre Heredia, pág.43.
Uma das coisas que eu me lembro de gostar na infância, era ir ao circo. Cheio de palhaços, animais, malabaristas, tudo com muita cor, um ambiente alegre. O interessante é que várias crianças não gostam muito de ir ao circo, tem medo dos palhaços e algumas ficam aterrorizadas até a idade adulta.
Le Monde Bizarre é um circo onde seus piores pesadelos são reais. Monsieur Serge Tissot é o dono do circo. Ao invés das maravilhas de um circo comum, ele comanda um show de horrores. Pessoas deformadas das piores formas, demônios, sangue, morte e muito mais. Essa é a premissa para os dezesseis contos que o livro abriga sobre sua divertida lona colorida. Alguns são realmente aterrorizantes e fazem o estômago embrulhar, outros são mais leves, singelos e ainda tem os que te enganam, quando você acha que está tudo bem, o autor de aterroriza nas últimas palavras.
Como sempre faço com livros de contos, vou comentar os que eu mais gostei.
Freak por Alexandre Heredia | Com certeza foi o meu conto preferido. O autor me ganhou já na pequena biografia que tem antes dos contos. Sua narrativa é envolvente, quase hipnótica, fiquei totalmente envolvida pelas palavras.
Sinfonia dos Mortos por Pedro de Almada | Eu já sabia que o Pedro era habilidoso com as palavras porque ele também é blogueiro literário e eu costumo ler suas resenhas no Ispirados – O Berço das Ideias. O conto é quase melancólico, tem duas crianças encantadoras e você quase esquece que o cenário é um circo bizarro. Quase.
Medicina Transformadora: Um Contrato Poderoso por Valentina Silva Ferreira | Eu comentei no twitter dia desses que eu tenho um problema com os contos da Valentina: não consigo aceitar quando eles acabam e fico revirando as páginas procurando mais história rs Bom, aconteceu a mesma coisa com esse. Fiquei curiosa e imaginando o futuro da personagem, que coitada... ok, não posso falar, leia o livro porque senão vai ser um baita spoiler.
O Trailer por A.Z. Cordenonsi | Um conto interessante porque eu fiquei arrepiada o tempo todo. O terror que ele impõe é a incerteza e quando é revelado... eu não posso falar muito, mas posso dizer que esse foi o único conto que me causou medo, medo de verdade, não estômago ruim por cenas grotescas. Mas não sei se vai ser assim pra todo mundo, ele tem um elemento, ou dois, em particular que me aterroriza...
O Ocupante do Carro Vermelho por M.D. Amado | O conto que encerra a apresentação do Le Monde Bizarre para nós, pobre mortais, nos apresenta um demônio que causa arrepios até mesmo no mestre Serge Tissot. Além do terror, tem também humor. Bem negro por sinal.
Bom, estes foram os meus contos preferidos. Alguns contos eu achei leve demais, esperava por coisas mais pesadas. Não sei se é a capa que me passa a ideia de total terror em cada página ou sou eu que ando muito “sanguinária”.
A diagramação está linda, gostei especialmente da parte de trás da capa que forma um rosto sinistro quando se abre a orelha do livro.
Se você está afim de exorcizar aquele seu medo de palhaços