Menu

[Resenha] O Começo do Adeus - Anne Tyler



O Começo do Adeus
Título original: The Beginner's Goodbye
Autor(a): Anne Tyler
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581630397
Ano: 2012
Páginas: 208

“Ela era única entre as mulheres. Não havia ninguém como ela. Meu Deus, ela deixou um enorme vazio! Eu me senti como se tivesse sido apagado, como se tivesse sido rasgado em dois.
Então, olhei para a rua e a vi de pé, na calçada.” Pág. 19



O Começo do Adeus é um romance que fala sobre a superação da perda, a vida após perder um ente querido. Ele fala tanto das dificuldades quanto do começo da cura, do adeus.  Ele conta a história de Aaron, que vamos conhecer melhor agora.
---
Aaron é um cara triste. Ele não vive, vegeta. Está assim, vivendo um dia após o outro um pouco depressivo, desde que sua esposa, Dorothy, morreu. Aaron sentia que ela era a única pessoa que conseguia compreende-lo. Ela nunca o tratava como um incapaz, apesar de suas deficiências no braço e na perna direita. Ela não era como sua irmã, Nandina, que o tratava como se ele fosse se desmanchar a qualquer minuto.

Infelizmente, ele não tinha mais Dorothy em sua vida. Ele pensava assim, até que um dia, ela apareceu do nada. Ninguém podia vê – La, somente ele.

Com certa freqüência, Dorothy começa a aparecer para Aaron. Ele não sabe o que significa essas aparições, tudo o que ele mais quer é que ela fique novamente com ele, mas no fundo, ele sabe que ela está ali para uma razão. Como agora, ele vai lhe dizer adeus? Como seguir a vida sem ela? O que ela quer dizer quando aparece?
---
O Começo do Adeus é um livro intrigante. A narrativa da autora é leve, mesmo se tratando de um assunto com tanta carga emocional. Na verdade, acho que o problema do livro está aí. Não é um livro que chega a ser chato de ler, é interessante acompanhar os pensamentos de Aaron, já que o livro é narrado em primeira pessoa, mas às vezes é monótono. Eu esperava que ele me arrancasse lágrimas, mas acredito que a autora quis passar o que realmente acontece na mente de alguém quando essa pessoa está lidando com uma perda recente. Tudo fica anuviado, nada é claro, seus sentimentos nem sempre vem à tona e você fica em uma espécie de transe. Foi isso que aconteceu com Aaron.

Não posso dizer que é um livro imperdível, mas é uma boa leitura, até mesmo para perceber que as vezes, a pessoa que está sofrendo pela perda de alguém, só quer ficar sozinha e não ser paparicada e tratada como uma criança o tempo todo. Recomendo para quem gosta de um romance leve e curto.

16 comentários:

  1. Oi Tati!
    Eu desanimei para ler o livro. Devo incluir na minha lista de leituras de novembro, porque é curto, mas não ando desenvolvendo bem leituras que tem narrativa mais monótona. Tomara que eu aproveite algo do livro, sempre se aproveita, afinal de contas.


    Beijão!
    >> Nine
    Estante da Nine

    ResponderExcluir
  2. Oi, Tati. Confesso que peguei esse livro para ler e, duas páginas depois, larguei. Não sei o que aconteceu. Mas agora, lendo a sua resenha, acho que consigo pegar ele para ler de novo sem expectativas, agora que já sei o que "não" esperar... Ultimamente, venho criando muita expectativa em torno dos livros, e não está dando certo! shaushaushaua
    Gostei da resenha!

    Beijos,
    Inara
    http://www.lerdormircomer.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nossa, eu esperava tanto desse livro =/ Imaginava que era uma leitura emocionante, reflexiva, e pelo que você disse não é bem assim né?! Mas, quem sabe eu ainda não leia algum dia ^^"
    Beijos
    @PollyanaCampos
    entrelivrosepersonagens.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Tati.

    Não sou muito de romances e dramas, gosto de uma coisa mais divertida. Mas ao ler a sinopse, dava para pensar que o livro era diferente da maioria.

    Bom, vou deixar este de lado mais um pouco agora. rs
    Valeu a resenha.

    Continue postando.

    bjão

    ResponderExcluir
  5. Me fez pensar em coisas tristes e bom.. não gosto muito disso..

    ResponderExcluir
  6. Apesar de não ser um livro imperdível, acho que vale a pena ser lido! É um tema triste, mas que acontece na vida de todos nós. A superação da dor e da perda é algo complicado, mas necessário para seguirmos com a vida.
    Acho que se a leitura é leve e envolvente, já tem o que precisa para me convencer!
    Quero ler O COMEÇO DO ADEUS e acho que vou amar.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Pela sinopse eu acabei achando que seria um livro meio intrigante, aquele tipo de livro que te tira milhões de lágrimas, particularmente amo livros assim,mas como você disse, esse livro é meio monótono, então acabei desanimando um pouco para ler, adorei a resenha, parabéns.

    ResponderExcluir
  8. Primeiro o livro já ganha pontos comigo por não ser erótico como todos os romances atuais ( isso realmente já tá chato , kkk)
    Não sei porque mais dês do dia que li a sinopse desse livro ele me conquistou,ele está na minha listinha já :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Ganhei esse livro em um sorteio,mas o mesmo ainda não chegou,estou super ansiosa para ler,gosto de um bom romance,e a leitura desse livro parece ser bem rápida e leve,espero que eu goste!

    http://llivroseletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Este não é um livro que eu faria questão de ter na minha estante. Não sei se pela capa ou pela história meio depressiva, mas não é o tipo de livro que eu ansiaria para ter em mãos e começar a 'devorá-lo'. Acho que sua resenha expressa bem isso: um livro para passar o tempo, mas nada profundo o suficiente para te prender na história.


    Beeeeeeeeeeeijinhos :*
    www.linguadoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi o livro parece ser lindo...apesar de parecer ser bem triste....não parece ser aquele livro que te prende até a ultima pagina...mais parece ser bom...
    xoxo

    ResponderExcluir
  12. Só 3 coraçõezinhos? =(
    Eu queria muito ler o livro, mas não sabia muito o que esperar dele, mas pelo menos 3 corações são melhores que nenhum ^^

    Como não posso comprar livros até o próximo ano, este não será lido ainda em 2012 =(

    ResponderExcluir
  13. Já passei por momentos em que eu quis estar só e as pessoas não se tocavam disso.... dizer adeus, na maioria das vezes, deve ser uma tarefa árdua, em que ficar sozinho, pode ser uma grande ajuda!

    ResponderExcluir
  14. Gostaria de ler o livro. Eu ainda não perdi alguém importante para mim, e espero que isso não aconteça tão cedo ;/ Mas imagino como deve ser dificil superar a perda, e creio que se fosse comigo faria o mesmo que ele, não iria querer ninguem me perturbando.

    ResponderExcluir
  15. Ganhei esse livro em uma promoção mês passado, e ele já está aqui.
    Por ser um livro que fala de assuntos tão profundos imaginei que você fosse gostar, pois livro assim geralmente passam uma mensagem positiva e são muito bons. Mas ao que parece, ele não é assim tão bom. Pretendo começar logo a ler esse livro pra saber o que vou achar...

    ResponderExcluir

Olá! Obrigada pela visita.
Fique a vontade para opinar mas sem comentários ofensivos ok?
Retribuirei a visita assim que possível!

 
Layout feito por Adália Sá | Modificado por Tatiellen Tarzo