Menu

Delírio - Lauren Oliver

Título original: Delirium
Autor(a): Lauren Oliver
Editora: Intrinseca
ISBN: 9788580571646
Ano: 2012
Páginas: 342
Série: Delírio


1- Delírio
2- Pandemonium
3- Requiem


Extra:
1- Hana - A Delirium Short Story




" Às vezes sinto que se simplesmente ficasse observando o mundo, simplesmente ficasse quieta e deixasse o mundo existir, às vezes, juro que, por apenas um segundo, o tempo congela e o mundo para. Apenas por um segundo. E se de alguma forma fosse possível dar um jeito de viver naquele segundo, eu viveria para sempre." Pág 125



Quando Delírio chegou aqui em casa eu fiquei totalmente hipnotizada pela linda capa e por mais que minhas expectativas tenham sido altas, eu não imaginava que a história me surpreenderia ainda mais, ou melhor, não só a história em si, mas a delicadeza das palavras escritas por Lauren Oliver. Então vamos conhecer agora essa incrível distopia.

Há alguns anos, depois de vários estudos, descobriram que um sentimento causa a mais terrível das doenças. O amor gera uma doença chamada Amor Deliria Nervosa que pode levar a qualquer “infectado” a morte. Além do fechamento das fronteiras, cientistas americanos então desenvolveram ao longo dos anos uma intervenção, na qual todos os indivíduos ao completarem dezoito anos devem passar, a fim de erradicar a doença.

Lena Haloway é uma jovem de quase dezoito anos que conta cada minuto para passar pela intervenção. Ela mora com seus tios e duas primas, seu pai morreu quando ela ainda era um bebê e sua mãe faleceu em um estágio avançado de Amor Deliria Nervosa.

Lena está passando pelos processos de seleção do governo, onde eles fazem um teste para identificar qual carreira ele deve seguir e quais garotos são compatíveis para ser o possível companheiro.
No dia do teste uma coisa bizarra acontece e ela acaba identificando um garoto no meio da confusão, um garoto, que não deveria estar naquela sala enquanto ela era avaliada.

Enquanto tenta entender o que aconteceu, Lena precisa segurar a onda de sua melhor amiga Hana, que está cansada de seguir as regras estabelecidas pelo governo. Lena teme pela amiga já que quem vai contra o governo não se dá muito bem. Do mesmo modo que teme a rebeldia de Hana, Lena também fica curiosa sobre Alex, pois a partir do momento em que ela o viu em sua avaliação, e acabou se aproximando perigosamente dele, sua vida mudou.

"- Gostaria de quê?
 Meu coração está urrando, batendo em meus ouvidos, e ainda que haja muitos centímetros entre a minha mão e a dele há uma energia zumbindo e murmurando que nos conecta, e pelo calor inundando meu corpo parece até que estamos colados um no outro, mão com mão, rosto com rosto.
- Dançar - diz ele ao mesmo tempo que se aproxima, eliminando com aqueles últimos centímetros. Então, ele encontra minha mão e me puxa para perto, naquele segundo, a música soa uma nota aguda, e eu confundo as duas impressões, a mão dele e a elevação da música.
Dançamos." Pág 119


Delírio possui as características básicas de uma distopia, o controle absurdo de um governo, as diretrizes a ser tomada por eles, a falta de opção dos demais. O ambiente criado por Lauren Oliver se assemelha a Sociedade criada por Ally Condie em Destino. Por outro lado, a ideia de o amor ser uma doença a ser erradicada, totalmente banida dos seres humanos é uma criação fascinante de Lauren Oliver. Sua narrativa é tão profunda que nos faz refletir a cada palavra lida. Nos faz até mesmo, chegar a desejar que a intervenção fosse possível  para nós, ao mesmo passo, o desenvolvimento da história nos faz também mudar de opinião. 

Eu só posso dizer por mim mesma, não sei se vai acontecer com você, mas Lauren conseguiu manipular meus pensamentos e a cada capítulo me fez concordar e discordar ao mesmo tempo, me fez pensar.
Este é um livro denso, que começa com um passo lento, mas que se desenvolve muito bem e te deixa simplesmente louca pelo próximo volume. Se você já amou, se nunca amou, se tem medo de amar, leia e descubra qual seu estágio de Amor Deliria Nervosa, e cuidado pois "você pode morrer de amor ou da falta dele".


5 comentários:

  1. Tatiellen,
    Eu fiquei muito curiosa para ler "Delírio" desde antes de seu lançamento no Brasil, quando um pessoal estava fazendo um booktour do livro americano. Só li comentários positivos a respeito da história e dos outros livros da Lauren Oliver.
    Ver o amor como uma doença é uma ideia ousada e que deve dar muito certo também, mostrando o quanto os homens passam seus próprios limites para poder viver um sentimento tão bom.
    Adorei a citação também, oun <3

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Alessandra Tapiasabril 16, 2012

    É a primeira resenha que leio desse livro!!!
    Gostei muito!!
    Achei legal esse negócio de amor ser uma doença!!
    Diferente, gostei mesmo!!!

    Bjkas

    ResponderExcluir
  3. É MARAVILHOSOOOOO ESSE LIVRO, eu acabei de terminar de ler o meu e já estou louca o procimo, já sabe se esta no Brasil ?

    ResponderExcluir
  4. Olá, Pandemônio ainda não chegou no Brasil. Acredito que a Intrínseca deve lançar no primeiro semestre de 2013. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Foi muito bom ler este livro, não esperava que ele fosse tão bom quando li a resenha, mas me surpreendeu estou muito ansiosa para ler o o Pandemonio.

    ResponderExcluir

Olá! Obrigada pela visita.
Fique a vontade para opinar mas sem comentários ofensivos ok?
Retribuirei a visita assim que possível!

 
Layout feito por Adália Sá | Modificado por Tatiellen Tarzo