Menu

[Resenha] Vida Encantada - Diana Wynne Jones


Vida Encantada
Título Original: Charmed Life - The World Of Crestomanci
Autor(a): Diana Wynne Jones
Editora: Geração Editorial
ISNB: 8575090305
Ano: 2001
Páginas: 253
Série: Os Mundos de Crestomanci

1- Vida Encantada
2- As Vidas de Christopher Chant
3- Conrad's Fate ( não lançado no Brasil)
3- A Semana da Bruxa
4- Os Mágicos de Caprona
5- Mil Mágicas (contos)
6- The Pinhoe Egg (não lançado no Brasil)

*Essa não é a ordem de lançamento dos livros e sim a recomendada pela autora.



“Algo branco borbulhava, movendo-se, transformando-se numa pobre coisa alquebrada, com uma cabeça enorme. Sob ela, três outras coisas iguais estavam surgindo e tomando consistência. Quando a primeira coisa saltou das chamas para o tapete, Gwendolen soltou uma exclamação de prazer. Gato ficou impressionado com a malignidade da aparência dela. — Ah, não faça isso! — ele pediu. As três outras coisas saltaram também para o tapete, e ele viu que eram a alma penada da janela e três outras iguais a ela. A primeira era como um neném novinho demais para andar — só que estava andando,balançando a cabeça enorme. A seguinte era um aleijado, tão retorcido e deformado que mal conseguia mover-se. A terceira era a aparição da janela, patética,engelhada e lodosa. A última tinha a pele branca com listras azuis. Todas eram etéreas, alvas, horríveis.” Pág. 129

Encontrei Vida Encantada por acaso na biblioteca quando eu estava passeando pela seção infantojuvenil. Na verdade, acho que não foi tão ao acaso assim. Dias antes de encontra -  lo eu li um post da Letícia no Bom Humor Literário citando esse livro, mas não o reconheci quando peguei na biblioteca.  Ele foi citado como um livro que a J.K. Rowling teria plagiado para escrever Harry Potter. Eu vou comentar sobre as semelhanças no final da resenha, primeiro vamos conhecer a história de Gato e sua irmã Gwendolen.

Eric Chant, que prefere ser chamado de Gato, é um garoto comum que por ser assim, tão comum, tem grande admiração por sua irmã bruxa, Gwendolen. Os irmãos ficam órfãos quando o navio no qual viajavam afunda e Gato acaba sendo salvo por se agarrar a Gwendolen que com seus poderes escapou ilesa.No mundo de Gato, tecnologias não existem e a magia é uma coisa relativamente comum. Mesmo assim as bruxas e os magos sofrem várias restrições e nem sempre são vistos com bons olhos pela vizinhança.

Apesar de Gwendolen ser bruxa, quando todos ficam sabendo da tragédia, a Sra. Sharp que é vizinha dos Chant se prontifica a cuidar dos órfãos. Eles passam algum tempo na casa da velha senhora, mas logo são enviados para o castelo de Crestomanci, um homem esquisito que aparece imediatamente quando se pronuncia seu nome.

Crestomanci não se impressiona com os poderes de Gwendolen, e a garota que está acostumada a ser o centro das atenções acaba aprontando poucas e boas enquanto Gato, desejando ser talentoso como ela, tenta amenizar os efeitos dos ataques da irmã.

Vida Encantada é um livro bem juvenil e apesar de lembrar Harry Potter a história de Diana Wynne é mais infantil que a de J.K. Rowling. É claro que isso não desmerece o livro.  O universo criado pela autora é tão interessante quanto o de Harry Potter e a escrita de Diana é deliciosamente mágica.

Sobre as semelhanças indicadas como um provável plágio, eu encontrei algumas. Crestomanci é um homem temido e quando as pessoas se referem a ele usam o termo Você – Sabe – Quem, o mesmo usado para se referir ao Lorde das Trevas em HP. Porém a autora usou esse termo apenas duas vezes no livro todo, não sei se nos outros livros da série será mais usado, mas por enquanto isso não é um motivo real para ser considerado plágio.

Outro termo utilizado é o sangue de Dragão, outro que não pode ser considerado porque é um elemento comum em livros onde poções mágicas são citadas. Acho que a semelhança mais aparente é a condição de Gato que é um garoto órfão como Harry, mas não posso comentar muito sobre ele.

Enfim, é um livro juvenil que vale muito a pena. É gostoso e rápido de ler. Quem é fã de Harry Potter, não leia o livro esperando grandes aventuras em Hogwarts porque o mundo de Gato não é tão badalado como o de Harry, mesmo assim é um livro encantador e que vai te fazer viajar na imaginação. Se você tem filhos, sobrinhos, netos ou crianças que vão sempre a sua casa tenha esse livro na estante, aproveite para ler também, certas histórias não tem idade :)





2 comentários:

  1. Eu não conhecia este livro. E poxa, ele é bom!! rs

    Amei a resenha. Adoro estes livros para adolescentes, acho ótimo intercalar com estes mais doidos que ando lendo ultimamente.

    Bjkasss

    ResponderExcluir
  2. Que fofo, adorei a história dele! Esse negócio de dizer que um autor plagiou o outro eu acho bobagem. Porque nas semelhanças que você encontrou, acho besteira dizer que é plágio, já que qualquer história juvenil pode conter esses elementos.
    Se um dia eu passear pela biblioteca da minha faculdade e encontrar o livo, vou levar pra casa pra ler, fiquei muito curiosa! \o/
    Beijos,
    fluffy.com.br

    ResponderExcluir

Olá! Obrigada pela visita.
Fique a vontade para opinar mas sem comentários ofensivos ok?
Retribuirei a visita assim que possível!

 
Layout feito por Adália Sá | Modificado por Tatiellen Tarzo