Menu

[Resenha] Starters - Lissa Price


Título Original: Starters
Autor(a): Lissa Price
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581630144
Ano: 2012
Páginas: 368
Série: Starters


0.5 - Retrato de Uma Starter - Uma Descoberta

1- Starters
2- Enders



"- Você é uma garota de sorte. Vamos lhe dar uma renovação completa, da cabeça aos pés.
Ela examinou minha mão. Suas unhas brilhavam com um esmalte iridescente que me fez lembrar do interior de uma concha de um marisco. As minhas davam a impressão de que eu estivera cavando um buraco em areia manchada de óleo.
- Temos muito trabalho a fazer. - Doris colocou a mão em minhas costas, guiando - me em direção a uma porta dupla. - Você não vai nem conseguir se reconhecer quando terminarmos.
- É disso que eu tenho medo." Pág. 47


Distopias explodiram através das editoras desde o estouro de Jogos Vorazes. Mesmo ofuscadas pelos livros com conteúdo erótico, elas ainda tomaram grande parte das leituras esse ano. Quando a Novo Conceito anunciou o lançamento de Starters eu fiquei muito empolgada. Adorei a capa sinistra e a sinopse perturbadora. Porém, minha animação diminuiu um pouco quando percebi que a autora não inovou muito na história. Antes de falar sobre isso, vamos conhecer a história de Callie.
---

Callie é uma adolescente de dezesseis anos que se viu responsável pelo seu irmão mais novo, Tyler quando a Guerra dos Esporos matou todas as pessoas com idade entre 20 e 60 anos. Como eles não tinham avós, ficaram sozinhos, morando em prédios abandonados junto de seu amigo, Michael.
Tyler acaba ficando muito doente por causa das condições precárias e falta de alimentação adequada. Desesperada para salvar o irmão, Callie vê uma única saída: a Prime Destinations.

A Prime Destinations é uma empresa secreta que aluga corpos de adolescentes abandonados para os Enders, pessoas mais velhas, com cerca de 150 anos que sobreviveram a guerra e agora desejam ter alguns momentos de lazer ficando jovens novamente.

A proposta é tentadora, o valor oferecido daria para Callie instalar o irmão com conforto e procurar um tratamento para sua doença. Ela se arrisca, e tudo segue conforme o planejado. Quando chega seu último aluguel, algo acaba terrivelmente errado e Callie precisa fazer uma escolha para seguir seu caminho. Tudo para ela representa perigo, cada decisão pode ser fatal tanto para ela, quanto para as últimas pessoas vivas que ela ama.
---

Starters tem uma narrativa que flui muito bem. A história é interessante, o mundo apresentado é cheio de peculiaridades, mas achei que a base da história ficou muito parecida com Jogos Vorazes. Ok, aparentemente não tem nada a ver, mas a base sim. Conforme a leitura vai progredindo, você percebe que Callie é muito parecida com Katniss e os processos pelos quais ela passa na Prime Destinations e a luta que ela trava também são parecidas com as da Garota em Chamas. Isso me desanimou um pouco porque não vi tanta originalidade. Provavelmente, se eu tivesse lido Starters primeiro, também acharia o mesmo de Jogos Vorazes. Ok, quase o mesmo. 

Outro ponto complicado é com relação aos Enders. É meio difícil se acostumar com a ideia de idosos dominando tudo e alugando corpos jovens para se divertir, mas depois de quebrar essa barreira fiquei curiosa com relação a eles. O final foi surpreendente, realmente fiquei com vontade de ter Enders em mãos para saber o que aconteceria. É um bom livro para entretenimento, acredito que os amantes de distopias vão gostar.

22 comentários:

  1. Mesmo com algumas críticas negativas eu sou apaixonada por essa história, achei totalmente diferente, sem falar nessa capa, que está linda demais!! Adorei ler sua resenha, mesmo descordando em alguns pontos.. Beijo!

    ResponderExcluir
  2. A capa realmente é impactante... alguém viu a montagem da mesma no stand da editora na Bienal? Eu vi, inclusive tirei fotinhas... Quero muito ler esse livro, e Jogos Vorazes também.

    Bye da Pah
    www.livrosestrelas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Li o livro e achei super legal...a capa é bem legal e achei a estoria bem parecida com a do livro The Host que também é ótimo!
    xoxo

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho esse livro, mas ainda nao o li.
    Sou apaixonada pela capa, tenho até medo de pegar para ler e acabar amassando essa coisa linda. hehehe

    ResponderExcluir
  5. Eu acho esse livro maravilhoso, ele tem uma narrativa estupenda e um enredo ótimo.
    Eu fiquei muito surpreso no final mas também achei parecido com Jogos Vorazes.

    ResponderExcluir
  6. Estou com o livro e pretendo ler logo. Acho a premissa muito bacama e não estou conseguindo ver a semelhança com Jogos Vorazes. Quando li a sinopse fiquei com algumas dúvidas a respeito do motivo do Enders dominarem, ou o que acontece quando os jovens ficam adultos. Mas acho que ou são questões irrelevantes ou serão abordadas em algum momento.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Eu amo distopias e adorei Starters! Li antes de Jogos Vorazes e não fiz ligação entre as histórias não... sou lerdinha pra isso... rs...

    Estou super ansiosa pela chegada de Enders! Tomara que seja lançado logo, porque o final foi cruel! rs

    ResponderExcluir
  8. Eu nunca gostei muito de distopias, mas me recomendaram tanto esse livro, que eu realmente tenho que ler. hahah! EM TODAS, TODAS mesmo, as resenhas que eu li as pessoas falam que o final é surpreendente, então quero muito ler.
    haha
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Acho que vou gostar desse livro, nesse ano li muitas distopias e acho que fiquei viciada.

    ResponderExcluir
  10. Sou muito fã de distopias. Tenho esse livro aqui em casa, mas ainda não o li, pois como se trata de uma duologia, prefiro começar a ler quando estiver com os dois volumes em mão. Só assim não corro o risco de ficar ansioso pela continuação.
    Realmente uma pena que esse livro não te agradou por completo. Pelo menos a narrativa é legal.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  11. Apesar de ter pessoas que nao gostaram nenhum pouquinho do livro estou DOIDA pra lelo, primeiro foi paixao pela capa, e segundo que a historia me chamou muita atenção!

    ResponderExcluir
  12. Só porque você falou que lembra a Kat de jogos vorazes, vou ler este livro! Será mesmo?

    Sua resenha foi boa porque continuei sem saber muito do livro e, ao mesmo tempo, entendi seu ponto de vista e sua comparação.

    Feliz 2013

    Gláucia

    Não assisti ap Amanhecer parte 2 no cinema! :(
    Vou comprar o DVD direto! E até lá estarei na internet lendo críticas positivas de algo que eu tanto amo e não pude ver em uma tela gigante! Aiiiii que triste!


    Jogos Vorazes foi um filme bom, mas como sempre digo, o livro foi melhor! Mas os atores interpretaram bem o papel!

    Este poder sem limites eu não conhecia. Vou assisti-lo!

    Branca de Neve e o Caçador - Adorei o filme! e recomendo!

    O Hobbit - este eu verei, mas não no cinema. Vou esperar mais um pouco e comprar o DVD. Sou fã do senhor dos Anéis e não vejo a hora de ver o meu elfo querido! Orlando Bloom!

    As aventuras de PI - ahhhh! Este tem que ser no cinema! Sem dúvida! Não lerei o livro, mas este filme precisa ser assistido no cinema!

    Os vingadores - adoro filme com super herói e juntando todos da Marvel em um só (exceto o homem-aranha), eu não pude deixar de desfrutar no cinema (claro). É muito bom!!!!

    Até que a Sorte nos Separe - deve ser ótimo!! Esse ator é muito engraçado!

    Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge - gente! Não sei o porquê, mas nunca gostei do Batman. Acho um saco! Os fãs que me perdoem! rs

    007 - Operação Skyfall - heheehe! Nunca tive paciência para 007 também.

    Ótimas festas para você também!

    Glaúcia

    eassimestaescrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Tipo, quando lançou esse livro, eu tava louco pra ler... mas criticas como as suas me fizeram desanimar um pouco!!

    ResponderExcluir
  14. Após ler Jogos Vorazes,e virar uma F-A-N-A-T-I-CA,quando vi esse livro,e a descrição falando que os amantes de JV iriam adorar,tive que comprar ! Ainda não o li,estou esperando um pouco até que lance Enders...Será que preciso ler o 0.5 aquele "guia" que lançaram para introduzir a estória de Starters?

    ResponderExcluir
  15. Ouvi fala muito bem deste livro e fiquei louca para le-lo e gostei da sua resenha ficou muito bem detalhado e eu amei a capa dele..demais..!!!!
    http://blog-everygirl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Já estava afim deste livro, depois desta resenha então... auehauehaueh

    ResponderExcluir
  17. Bem, ainda não li nenhuma distopia, mas vou pensar um pouco se lerei Starters, afinal, alguns pontos que citou me fizeram pensar, mas mesmo assim, me parece ser um bom livro. Ah e gostei de sua resenha, muito bem colocada e sincera =D

    Bjs

    daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  18. Adoro o tema de Distopias, apesar de achar um pouco parecido com Jogos Vorazes e quero le-lo ja que vi somente o filme, na capa nao parece ser uma adolescente, mas mesmo assim o livro parece muito bom!

    ResponderExcluir
  19. Sou completamente apaixonada pelo gênero distopia e com certeza vou gostar desse livro.

    ResponderExcluir
  20. Eu já li resenhas de quem gostou e de quem não gostou da historia, eu não li o livro, mas pelas resenhas achei que Callie foi um pouco egoísta e a historia do romance não me agradou muito, mas só vou saber quando ler o livro mesmo.

    ResponderExcluir
  21. Já li várias resenhas sobre o livro e me pareceu muito interresante sem falar na capa que é linda

    ResponderExcluir

Olá! Obrigada pela visita.
Fique a vontade para opinar mas sem comentários ofensivos ok?
Retribuirei a visita assim que possível!

 
Layout feito por Adália Sá | Modificado por Tatiellen Tarzo