Menu

Flush - Memórias de Um Cão - Virginia Woolf

Livro: Flush - Memórias de Um Cão
Autor: Virginia Woolf
Editora: L&PM
ISBN: 9788525412973
Páginas: 150


"Flush entendeu, antes de o verão chegar ao fim, que não há igualdade entre cães: alguns são refinados, outros são vulgares. Então, em qual categoria ele se encaixava? Assim que chegou em casa, Flush foi se examinar cuidadosamente no espelho. Graças aos céus, era um cão de berço e de raça! As linhas de sua cabeça eram suaves; seus olhos eram proeminentes mas não saltados; suas patas, cobertas por uma penugem; ele era um igual entre os mais bem -criados cockers de Wimpole Street. 
... Nessa ocasião, quando a Senhorita Barrett o viu olhando-se no espelho, estava errada. Ela pensou que ele parecia um filósofo meditando a respeito da diferença entre aparência  e realidade. Ao contrário, ele era um aristocrata observando seus atributos."  Pág. 36 e 37


Após a dificíl tarefa de escrever o livro As Ondas , Virginia Woolf procurando um refúgio para descansar sua mente mergulhou na leitura das cartas de amor entre Robert Browning e Elizabeth Barret Browing ( ambos poetas vitorianos) e acabou se apaixonando pela figura de um cão, Flush, companheiro de Elizabeth e sempre presente nas cartas. A partir daí Virginia resolveu dar vida a esse cão que a divertiu tanto e escreveu suas memórias, fazendo deste, o livro mais bem humorado da escritora.  Vamos conhecer agora a história desse doce cãozinho.

Flush é um cocker spaniel dourado, doce e apaixonado que vai para casa da Srta. Elizabeth Barret como um presente de uma amiga desta. A Srta. Barret era uma inválida e viva apenas em seu  quarto escuro, escrevendo suas poesias e imaginado a vida sem vivê – la.

A Srta. Barret gostava de ficar no quarto, era reclusa e em contrapartida Flush amava os jardins, queria correr, ver a luz do sol e caçar perdizes e não ficar em um quarto escuro. Mas Flush se apegou a sua dona e por ela abdicou de todas essas coisas que o faziam se sentir mais vivo.

Flush passa de sua vida de filhote doce para um cão enciumado. Ele não suporta a vinda do Sr. Robert Browing na casa já que este rouba todo seu tempo com sua dona. Ele se revolta, é tomado por um intenso extinto de afastar o intruso. Ele não acha justo, afinal, ele é som um cão e ele quer ser mais. Ele amava a Srta. Barret e acreditava que ninguém poderia ama – la tanto quanto ele.

Flush sofre, cresce, é raptado, sofre novamente, é encontrado, viaja, conhece lugares novos  e doa todos os seus dias a sua dona, mas também a ele mesmo.

Eu amei esse livro. Fiquei encantada com a profundidade com que os sentimentos de Flush são descritos, seus anseios, suas dúvidas e sua busca por reconhecimento. Ele é doce e meigo, é impossível não se apaixonar por sua natureza pomposa e aventureira. Ele é um contraste de cores, cheiros e paixões.  É possível imaginar cada paisagem através de seus curiosos olhos e perceber que na verdade, todos nós passamos pelos mesmos conflitos internos que Flush passa. É um livro pequeno mas fascinante. Se você ainda não leu nada da Virginia Woolf, pode começar por este!


Avaliação: Ótimo!



0 comentários:

Postar um comentário

Olá! Obrigada pela visita.
Fique a vontade para opinar mas sem comentários ofensivos ok?
Retribuirei a visita assim que possível!

 
Layout feito por Adália Sá | Modificado por Tatiellen Tarzo