Menu

A Abadia de Northanger - Jane Austen

Título original: Northanger Abbey
Autor(a): Jane Austen
Editora: Martin Claret
ISBN: 9788572328074
Ano: 2010 
Páginas: 280


"Quando as pessoas querem ser simpáticas, devem sempre parecer ignorantes. Vir com a mente bem informada é vir com uma incapacidade de lidar com a vaidade dos outros, o que uma pessoa sensata sempre prefere evitar." Pág. 120







Jane Austen tem uma escrita deliciosa que tem o poder de nos transportar para o passado. Suas histórias centradas em situações corriqueiras de sua época têm um toque especial de romance e mocinhas nada enjoativas. Vamos conhecer a heroína da vez, Catherine Morland.

Catherine era em sua meninice o que chamamos de patinho feio. Uma garota sem atrativos que passaria despercebida por qualquer rapaz em um baile. Porém, ao completar 17 anos Catherine desabrochou e sua beleza, mesmo não sendo deslumbrante, passou a despertar interesse.

Em uma viagem com seus vizinhos para Bath, Catherine começa a freqüentar os bailes da alta sociedade e por lá acaba ficando amiga de Isabelle Thorpe, uma moça bonita por fora, mas detestável por dentro e que está interessada no irmão de Catherine. A moça também tenta aproximar Catherine de seu irmão, John Thorpe, que só pode ser definido como chato. Terrivelmente chato.

Felizmente, para a alegria de Catherine, alguém mais interessante que o irmão de Isabelle surge:  Henry Tilney, um belo cavalheiro que encanta Catherine com seu jeito doce e partilha com ela o amor por romances góticos.

Mas nem tudo é perfeito, nossa heroína tem que lidar com vários problemas como o relacionamento de Isabelle com seu irmão, as tentativas da mesma de junta – La com John Thorpe e a visita a propriedade do pai de Henry, a Abadia de Northanger, que pode fazer com que uma mente fértil como a da doce Catherine tire conclusões precipitadas.

A Abadia de Northanger é um romance delicioso. O que mais gosto nos livros da Jane Austen é que suas personagens são tão bem construídas que nas primeiras linhas lidas você já consegue formar uma imagem em sua mente. É como se fosse possível estar em um dos bailes de Bath compartilhando os temores de Catherine sobre os convites para dançar de John Thorpe e seu olhar procurando no salão o paradeiro de Henry. Acho que o motivo de eu ter gostado tanto da protagonista é porque ela é uma sonhadora. As vezes exagera e fica difícil distinguir realidade de sonho mas mesmo assim ela não desiste. Isabelle e John me irritaram muito durante a leitura, mas o cavalheirismo de Henry me fazia esquecer - los no capítulo seguinte. Se você está afim de ler um bom romance histórico, A Abadia de Northanger é uma ótima pedida!


2 comentários:

Olá! Obrigada pela visita.
Fique a vontade para opinar mas sem comentários ofensivos ok?
Retribuirei a visita assim que possível!

 
Layout feito por Adália Sá | Modificado por Tatiellen Tarzo