Menu

[Resenha] Le Monde Bizarre - O Circo dos Horrores - Vários Autores

Título: Le Monde Bizarre - O Circo dos Horrores
Autores: A.Z.CordenonsiCelly BorgesDuda FalcãoG. AraujoJoão Manuel da S. Rogaciano, Kássia Neves monteiro, Lucas Lourenço, M.D. Amado, Pedro de Almada, Rafael Sales, Rochett Tavares, Valentina Silva Ferreira, Alexandre Heredia e Iam Godoy.
Editora: Estronho
ISBN: 9788564590205
Ano: 2011
Páginas: 208


“ Aproxime – se meu senhor, nada tema cara senhora. Não precisa proteger seus filhos, pois a história que conto não é de medo ou de susto. É uma tragédia que faria Ésquilo, Sófocles e Eurípedes chorarem inconsoláveis em um abraço eterno, assoando as lágrimas nas togas uns dos outros. Mas não pensem que não haverá dor. Não pensem que não haverá sangue. E não pensem, nem por um minuto, que não haverá more.”  Freak – Alexandre Heredia, pág.43.


Uma das coisas que eu me lembro de gostar na infância, era ir ao circo. Cheio de palhaços, animais, malabaristas, tudo com muita cor, um ambiente alegre. O interessante é que várias crianças não gostam muito de ir ao circo, tem medo dos palhaços e algumas ficam aterrorizadas até a idade adulta.

Le Monde Bizarre é um circo onde seus piores pesadelos são reais. Monsieur Serge Tissot é o dono do circo. Ao invés das maravilhas de um circo comum, ele comanda um show de horrores. Pessoas deformadas das piores formas, demônios, sangue, morte e muito mais. Essa é a premissa para os dezesseis contos que o livro abriga sobre sua divertida lona colorida. Alguns são realmente aterrorizantes e fazem o estômago embrulhar, outros são mais leves, singelos e ainda tem os que te enganam, quando você acha que está tudo bem, o autor de aterroriza nas últimas palavras.

Como sempre faço com livros de contos, vou comentar os que eu mais gostei.

Freak por Alexandre Heredia | Com certeza foi o meu conto preferido. O autor me ganhou já na pequena biografia que tem antes dos contos. Sua narrativa é envolvente, quase hipnótica, fiquei totalmente envolvida pelas palavras.

Sinfonia dos Mortos por Pedro de Almada | Eu já sabia que o Pedro era habilidoso com as palavras porque ele também é blogueiro literário e eu costumo ler suas resenhas no Ispirados – O Berço das Ideias. O conto é quase melancólico, tem duas crianças encantadoras e você quase esquece que o cenário é um circo bizarro. Quase.

Medicina Transformadora: Um Contrato Poderoso por Valentina Silva Ferreira | Eu comentei no twitter dia desses que eu tenho um problema com os contos da Valentina: não consigo aceitar quando eles acabam e fico revirando as páginas procurando mais história rs Bom, aconteceu a mesma coisa com esse. Fiquei curiosa e imaginando o futuro da personagem, que coitada... ok, não posso falar, leia o livro porque senão vai ser um baita spoiler.

O Trailer por A.Z. Cordenonsi | Um conto interessante porque eu fiquei arrepiada o tempo todo. O terror que ele impõe é a incerteza e quando é revelado... eu não posso falar muito, mas posso dizer que  esse foi o único conto que me causou medo, medo de verdade, não estômago ruim por cenas grotescas.  Mas não sei se vai ser assim pra todo mundo, ele tem um elemento, ou dois, em particular que me aterroriza...

O Ocupante do Carro Vermelho por M.D. Amado | O conto que encerra a apresentação do Le Monde Bizarre para nós, pobre mortais, nos apresenta um demônio que causa arrepios até mesmo no mestre Serge Tissot. Além do terror, tem também humor. Bem negro por sinal.

Bom, estes foram os meus contos preferidos. Alguns contos eu achei leve demais, esperava por coisas mais pesadas. Não sei se é a capa que me passa a ideia de total terror em cada página ou sou eu que ando muito “sanguinária”.

A diagramação está linda, gostei especialmente da parte de trás da capa que forma um rosto sinistro quando se abre a orelha do livro.

Se você está afim de exorcizar aquele seu medo de palhaços você pode acabar tendo  medo de coisa pior, gostaria de ter uma visão diferente dos espetáculos da sua infância ou até mesmo está interessado em conhecer criaturas interessantes para abrir seu próprio circo ok, não faça isso,  adquira já o seu ingresso livro e depois venha me contar quais foram os seus contos preferidos.





10 comentários:

  1. Interessante a abordagem do livro, um circo dos horrores, com contos assustadores, uma boa pedida para o Hallowen! Nunca tinha ouvido falar do livro e fiquei interessada em conhecer os contos =D

    Bjs

    Da Imaginação a Escrita

    ResponderExcluir
  2. Que medo hein Tati! hahaha
    Tá aí um livro que não fiquei nem um pouco a fim de ler, começando por não gostar nada de palhaços e circo. Mas deu pra ver que você conseguiu tirar os melhores pontos, o que é importante quando a obra é de vários autores.

    Continue postando.

    bjão

    ResponderExcluir
  3. Com certeza eu sou medrosa demais para esse livro! uhasduahiusdhiuasda. Além de contos meio macabros, que capa é essa?! Senhor Jesus, acho que não conseguiria ter uma coisa dessas na minha estante D: ashdiaushdiuashdiuahsiud. Traduzindo: medrosa ao extremo! kkkkk

    Tem um meme pra você lá no meu blog! espero que possa dar uma olhadinha e respondê-lo quando possível :333 http://www.linguadoslivros.blogspot.com.br/2012/10/meme-e-o-fim-do-mundo.html#comment-form

    Beeeeeeeeeeeeijinhos :*

    ResponderExcluir
  4. Oi, Tati!
    Uhmmm.... Parece interessante, mas será que eu leria? shaushashua Esses dias eu estava morrendo de medo só de assistir Supernatural.... kkkkk
    E essa capa? 0.o Dá medo só de olhar para ela! rs

    Um beijo,
    Inara
    http://www.lerdormircomer.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu comecei a gostar do livro pelo título, muito legal. Eu adoro histórias bizarras e contos de terror, já coloquei na minha lista de desejados, além do mais coletãneas com diversos autores são uma ótima maneira de conhecer um pouco da obra de cada um deles e selecionar os que mais despertaram a atenção, sempre tem algum que se destaca.

    ResponderExcluir
  6. Que livro diferente esse o.O! Adorei a capa,imaginei esse livro na minha estante,nunca li nenhuma estória parecida com a desse livro,e eu adoro ler coisas diferentes,adoreei!

    ResponderExcluir
  7. Caracas esse livro deve ser muito bom !
    Adoro a editora estronho, os livros são realmente de arrepiar

    ResponderExcluir
  8. Deve ser muito interessante esse livro.. esse palhaço da capa dá medo.

    ResponderExcluir
  9. Nossa, adorei a resenha
    A capa do livro já diz que é terror.
    Eu não sou muito fã de leitura assim, mas as vezes tenho curiosidade para ler.
    Não gosto de palhaços, eles são muiiiiiiiiito feios. kk

    ResponderExcluir
  10. achei bem interessante, deve ser super legal de ler, gosto desse estilo de livro, além de ser bem criativo pelo jeito né? rs adoraria ler *-*

    ResponderExcluir

Olá! Obrigada pela visita.
Fique a vontade para opinar mas sem comentários ofensivos ok?
Retribuirei a visita assim que possível!

 
Layout feito por Adália Sá | Modificado por Tatiellen Tarzo